PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NA CONSTRUÇÃO - PQVC

Qua, 14 de Agosto de 2013 01:41   

A VSM Comunicação é a Consultoria e Assessoria de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção do Ceará – Sinduscon-CE há mais de 15 anos. Desde 2003, participa da concepção e desenvolvimento do Programa Qualidade de Vida na Construção Civil – PQVC, como uma forma de levar saúde, segurança, educação, capacitação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. A iniciativa visa, principalmente, valorizar os operários, desenvolvendo sua autoestima por meio deações focadas nas carências do setor e realizadas nos próprios canteiros de obras.

O projeto formou um calendário de ao longo dos anos, foram realizadas apresentações de teatro de bonecos, oficinas e palestras, com enfoque na alfabetização, inclusão digital, uso correto de equipamentos de segurança, prevenção de doenças e preservação do meio ambiente. A seguir, as principais atividades:
 
Visita aos canteiros
A ação é realizada durante todo o ano, com a organização de oficinas nos canteiros de obras, realizadas pelo Sinduscon-CE em parceria com o SESI. Em paralelo à divulgação com os operários, foi realizado um forte trabalho de conscientização junto aos construtores, a fim de que eles disponibilizassem 5 horas de trabalho para a realização de cada oficina, que conta ainda com um suporte pedagógico de alto nível. De acordo com empresários, o projeto conseguiu estabelecer uma agenda regular de oficinas, com adesão crescente das construtoras.
 
Dia Nacional da Construção Social
O evento, que ocorre desde 2007, é um mutirão solidário em prol da cidadania para todos os operários da construção civil e seus familiares. A ação é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a realização do Sinduscon-CE. Durante o dia, são ofertados gratuitamente serviços de saúde, lazer e cidadania.
 
Jogos da Construção
Com o objetivo de promover a prática de atividades esportivas e promover momentos de lazer e descontração, o Sinduscon-CE, em parceira com o Sesi, realiza há nove anos os Jogos da Construção. A competição reúne durante seis meses os trabalhadores da construção civil para campeonatos de sinuca, natação e futebol society. Ao final das atividades, a entidade realiza  uma grande festa de confraternização, reunindo operários e familiares, diretoria e parceiros, recebendo o total de 4 mil pessoas.
 
Prêmio da Construção
O Sinduscon-CE reúne no final de cada ano os principais nomes da Construção Civil cearense, autoridades e imprensa local em uma das mais significativas comendas da categoria do Estado. Os ganhadores do Prêmio da Construção são definidos após indicação dos associados, sendo homenageados nas seguintes categorias: Construtor do Ano, Tecnologia e Qualidade na Construção, Desenvolvimento Setorial, Resgate Histórico da Construção, Operário do Ano e Responsabilidade Social.
 
Como resultado da relevância deste programa, conseguiu-se estabelecer uma maior interação com os operários e seus familiares, além de importantes reconhecimentos. Em 2006, o Programa Qualidade de Vida na Construção foi vencedor do Prêmio CBiC de Responsabilidade Social, da Câmara da Indústria da Construção. O Prêmio tem como objetivo fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais no setor da Construção e do mercado imobiliário, disseminando a cultura da responsabilidade social nos setores.
Em 2009, as oficinas do PQVC atingiram amplitude nacional e tiveram expansão em todo o Brasil: motivaram a visita de 23 Estados, com representantes e coordenadores de educação do Sesi de diversos estados, que conheceram o projeto com o intuito de aplicá-lo em suas devidas regiões.
         Já em 2010, por meio da VSM Comunicação, obteve mais uma conquista com o PQVC, vencendo o maior prêmio de comunicação corporativa do Brasil - Prêmio Nacional ABERJE 2009 (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), na categoria Comunicação e Relacionamento – Pequenas e médias Organizações.  Foi a primeira vez que uma empresa, e, por conseguinte, um sindicato patronal cearense, conquistou o mais importante prêmio da comunicação corporativa do país.