COMUNICAÇÃO INTERNA – JORNAL MURAL UNIMED FORTALEZA

Qua, 14 de Agosto de 2013 01:42   

A Unimed de Fortaleza ao longo dos anos passou por diversas ampliações, processos e melhorias de gestão. Para alcançar este objetivo,  o marketing passou a ser mais agressivo e atuante, apoiado por uma área de comunicação. Em 2004, a VSM Comunicação foi contratada para desenvolver trabalhos de consultoria e assessoria de comunicação corporativa. A agência até hoje é prestadora de serviço da cooperativa.


Dentre as principais ferramentas, a Comunicação atuou no aprimoramento do jornal mural, vencedor do Prêmio Unimed Brasil em 2008.

O VEÍCULO
Criado em março 2004, o Jornal Mural nasceu para atender a uma carência no fluxo de informações entre os mais de 1.000 funcionários acerca de suas atividades e das realizações da Unimed de Fortaleza. O projeto foi elaborado pela Assessoria de Comunicação e ganhou “vida” com a concepção do formato do painel (madeira e acrílico) e das páginas através do marketing.
Com chegada da VSM Comunicação, foi realizado um diagnóstico de comunicação e constatou a necessidade de utilizar o jornal mural para também disseminar de forma mais objetiva o que os setores estão fazendo e prestigiar alguns funcionários, por meio da publicação do seu perfil (indicados pelo RH), de um espaço para suas sugestões de lazer e leitura, cobertura de eventos internos, além de valorizar mais as iniciativas da Cooperativa.
Outro ponto levantado foi a necessidade de integrar a Sede com as Unidades de Negócios da Holding e um caminho apontado seria a implantação de mais  painéis do jornal mural. Em 2005, o veículo foi implantado no Hospital Regional Unimed, Laboratório Unimed e demais unidades de negócios.
Vale destacar que a implantação de cada painel obedeceu a um estudo do marketing e da comunicação, levando-se em consideração a quantidade de funcionários e pontos de maior circulação. 
            O conteúdo do jornal mural era colocado na íntegra na intranet e, muitas vezes, como forma de incentivar a leitura de um ou outro, parte do texto ou das fotos da cobertura de determinado evento interno foram distribuídos entre os meios.

RESULTADOS
- Muitos funcionários destacados no “Quem faz a Unimed” e “Giro pela Cooperativa” solicitaram as seções impressas, depois de retiradas do painel, para mostrar a amigos e familiares;
- Alguns ficaram atentos à atualização e até “reclamavam” se por algum motivo atrasar;
- Em pesquisa quantitativa realizada em abril de 2006, em parceria com o marketing e RH, para sondar como estava a comunicação entre a Unimed de Fortaleza e seu funcionário, 86% dos entrevistados informaram que utilizam o jornal mural para saber as novidades sobre a cooperativa e setores. 23% apontaram ser um ótimo e 62% um bom meio de propagação de notícias;
- Conquista de boas posições no Prêmio Unimed Brasil. Em 2008, o veículo alcançou o primeiro lugar em tal premiação.