Diretoria

Marcos André Borges
Diretor Geral
marcosandre@vsmcomunicacao.com.br

Marcos André Borges é jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Há 30 anos no mercado (iniciou aos 17 anos enquanto estudante de jornalismo), com atuação na Rádio Universitária, TV Manchete, setor de comunicação do Banco do Nordeste e Jornal O Povo. Foi diretor da Associação Nacional de Empresas de Comunicação Empresarial (ANECE) por três mandatos. Possui experiência em consultoria na área de soluções em comunicação corporativa, e atende contas como Centro Universitário Estácio, Consórcio Novo Náutico, Consórcio Shopping Parangaba, Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), Dias de Sousa Construções, Ecofor, Expar Incorporações, Fujita, Galvani, Holding do Grupo Marquise, Inni Soluções Empresariais, Lógico Construções, Marquise Incorporações, Marquise Infraestrutura, Mercurius Engenharia, MRV Engenharia, PB Construções, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Prefeitura Municipal de São Gonçalo (Complexo Portuário do Pecém), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon), TGA Engenharia e Sinalizações, UCI Cinema.
 
Marcos André já atendeu também, contas tais como Votorantim, Citibank (Citigroup), Petrobras, Listel, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Metrô de Fortaleza, ARCE –Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará e diversas secretarias do Governo do Estado do Ceará e Ministérios do Governo Federal.
 
Exerceu ainda, três mandatos como Diretor do Sindicato Nacional das empresas de Comunicação Social (SINCO), sendo o primeiro representante nordestino a integrar a diretoria da entidade. Possui curso de especialização em gestão para empresas de comunicação pela Fundação Dom Cabral, situada entre as maiores empresas de negócios do mundo (e a melhor colocada na América Latina), segundo ranking da Financial Times, e é membro da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ).