Novas - Edição 515 - 11.08.2017

Sex, 11 de Agosto de 2017 00:00   
A conquista do semiárido brasileiro
O engenheiro Cássio Borges, a convite da Universidade Federal de Itajubá (MG), proferiu palestra sobre o tema “A conquista do semiárido brasileiro”. Na ocasião, falou sobre as ações do DNOCS, desde 1909, que tornaram habitável o semiárido brasileiro. O evento discutiu, ainda, a política de gestão da crise hídrica no Brasil e as ações da Agência Nacional de Águas (ANA). Também participaram do evento o representante da ANA e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco, entre outras entidades brasileiras ligadas ao tema do Seminário.
 
1º Encontro de Antenistas em Fortaleza
Fortaleza sediou, no último dia 9, o 1º Encontro de Antenistas realizado pela Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal de TV no Brasil. O evento​,​ voltado ao aprendizado e à geração de negócios, aconteceu no auditório do Sebrae. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV, previsto para acontecer no dia 27 de setembro ​em algumas cidades das​ ​R​egi​ões​ ​M​etropolitana​s​ de Fortaleza, Juazeiro e Sobral​,​ além de conferir palestra com o tema “Como potencializar seus serviços por meio das redes sociais”.
 
Workshop: Reforma trabalhista e Lei das Gorjetas
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE) reuniu​,​ nesta quarta-feira (9), os associados para o Workshop sobre Reforma Trabalhista e Lei das Gorjetas. Segundo Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel-CE, os encontros têm o objetivo de qualificar ainda mais os donos e representantes de bares e restaurantes, pois, ​“​empreendedor bem preparado, bem informado, tem capacidade de realizar uma gestão ainda melhor e, assim, perdurar no mercado​“​. Para apresentar as alterações e tirar as dúvidas, foram convidados os advogados da Abrasel, Rafael Albuquerque e Thiago Pinho. O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Sebrae.
 
Colação de Grau Estácio 
O Centro Universitário Estácio do Ceará promove​,​ nos dias 12, 14 e 15​,​ a colação de grau para mais de 2.500 ​alunos de 38 cursos de graduação tradicional e tecnológica. A cerimônia acontece no salão Coliseu, no Espaço La Maison, no bairro Dunas. Neste sábado (12), a cerimônia ​terá três horários, às 10h, às 15h e às 20h. Na segunda-feira (14) e na terça-feira (15), acontece a partir das 20h. Na programação dos três dias de cerimônia, ocorre​ ainda​ a entrega do Programa Alumni Estácio, que homenageia os egressos que se destacaram em suas carreiras profissionais.
 
Fórum Ceará em Debate 
Francisco de Queiroz Maia Júnior,​ ​secretário de Planejamento e Gestão do Estado, fará a palestra inaugural do Fórum Ceará em Debate IPECE-SEPLAG. O evento ocorre no dia 18 de agosto, às 9h30, no auditório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). O encontro é promovido pelo Instituto, em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), com o apoio da Escola de Gestão Pública (EGPCE). O secretário abordará o tema “O Ceará precisa de um novo modelo de desenvolvimento?”. Maia é ex-governador do CE (2003-2006) e é responsável por grandes obras, entre elas, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e o Centro Cultural Dragão do Mar.