Novas - Edição 527 - 24.11.17

Sex, 24 de Novembro de 2017 00:00   
A FACE OCULTA DO CASTANHÃO
O engenheiro e ex-diretor do Dnocs, Cássio Borges, recebe convidados para o lançamento, no próximo dia 28, da nova edição de seu livro “A Face Oculta do Castanhão”. A edição revisada e atualizada sai em defesa da engenharia nacional, que inclui o planejamento criado pelo Dnocs para a região do Vale do Jaguaribe. Entre os pontos debatidos, surgem questionamentos sobre o Açude Castanhão e a defesa do Açude Castanheiro, projeto original desenvolvido pelo departamento, para solução hídrica da região. Cássio é hoje um dos principais nomes sobre o tema no estado. No final de 2016, ele fez projeções com base de dados históricos do Dnocs. Ele afirmou publicamente que 2017 seria um ano de chuvas em torno da média (como de fato ocorreu) e um 2018 de um inverno regular no Ceará,  antes mesmo das previsões oficiais das agências do governo recentemente. O que deve contribuir para recuperar os níveis das  barragens no próximo ano.
 
WORKSHOP ABRASEL-CE
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará realizou, nesta semana, um workshop sobre as mudanças para emissão de cupom fiscal para os associados no estado. As alterações fazem parte da Instrução Normativa 66/17, publicada em Diário Oficial, expedida pelo Governo do Ceará. A palestra foi realizada em parceria com a Casa Magalhães e transmitida ao vivo pelo Facebook da Abrasel-CE. Por demanda da Sefaz, as mudanças na emissão do cupom fiscal eletrônico servirão para maior controle e celeridade da Secretaria, começando a valer a partir de 15 de janeiro de 2018.
 
PRÊMIO DA CONSTRUÇÃO 2017
O Sinduscon-CE promove hoje, dia 24 de novembro, a 16ª edição do Prêmio da Construção. A solenidade será realizada no La Maison e marca também os 75 anos de fundação do sindicato, comemorado em 14 de outubro. A cerimônia reconhece o mérito das construtoras, empresários e profissionais que se destacaram ao longo do ano ou contribuíram para o desenvolvimento do setor. O grande destaque da noite ficará por conta do anúncio do vencedor na categoria “Construtora do Ano”, que receberá o troféu Waldyr Diogo de Siqueira. A comenda tem o patrocínio da Amanco, Apodi, Caixa Econômica Federal, SESI, SENAI e Sistema FIEC.
 
MRV É DESTAQUE NO GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE
A MRV Engenharia, maior construtora da América Latina, é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade no setor de construção Civil. A publicação destacou o investimento pioneiro e inovador da construtora na instalação de energia solar fotovoltaica em seus empreendimentos. A MRV investirá R$ 800 milhões no maior projeto de energia solar fotovoltaica de uma empresa privada brasileira e tem a expectativa de, em até cinco anos, entregar 220 mil unidades com sistemas de energia solar, o que representará 100% de seus lançamentos, contribuindo para reduzir a emissão de 26 mil toneladas de CO2.
 
SHOPPING PARANGABA CELEBRA QUATRO ANOS EM OPERAÇÃO
O Shopping Parangaba celebra quatro anos em operação neste domingo (26). Inaugurado com 120 lojas, o mall conta agora com mais de 200 operações. Em comemoração à data, o empreendimento preparou diversas surpresas para clientes e visitantes, que serão surpreendidos ao passearem pelo shopping neste domingo. Neste dia, ainda acontecem as promoções da Black Week, em que lojistas estarão oferecendo até 70% de descontos. Para a criançada, a partir das 17h, a Cia Mix da Alegria apresenta o espetáculo “O Natal da Patrulha Canina”, no piso L2, próximo à Loja Riachuelo.