Novas - Edição 554 - 08.06.18

Sex, 08 de Junho de 2018 00:00   
SEGUNDA EDIÇÃO DO FÓRUM FORTALEZA SUSTENTÁVEL
Segue até dia 10 de junho, no Shopping Parangaba, a segunda edição do Fórum Fortaleza Sustentável. Com entrada gratuita, o fórum faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e conta com palestras, oficinas, feira sustentável, apresentações culturais e mais. O evento é realizado em parceria com o Instituto Íris, tem como principal objetivo divulgar e apoiar boas práticas de sustentabilidade. A programação inicia sempre às 16h30, na praça central, piso L1. 
 
ACMP DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA
A Associação Cearense do Mistério Público participou, nesta quinta-feira (07), do Seminário Internacional de Segurança Pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O presidente da ACMP, Lucas Azevedo foi um dos debatedores do fórum “Sistema de Justiça: o que fazer quando faltam o delegado, o defensor público, o promotor de justiça e o juiz?”. Também compuseram a mesa de debate Ricardo Alexandre Costa, presidente da Associação Cearense de Magistrados; Ana Carolina Gondim, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará; e o professor Laércio Xavier, presidente da Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas de Violência.
 
SUSTENTABILIDADE EM EVIDÊNCIA
Plantio de árvores e energia fotovoltaica são algumas das ações realizadas pela MRV Engenharia com o intuito de preservar o meio ambiente.  A líder nacional no mercado de imóveis econômicos compartilha dessa preocupação com o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, com a saúde e bem-estar das comunidades onde atua.  Nos primeiros quatro meses deste ano, a companhia plantou mais de 28 mil árvores no país. Somando-se o plantio de mais de 1 milhão de árvores desde 2010. E em 2017, a energia solar fotovoltaica foi aplicada em 30% das unidades habitacionais lançadas pela MRV. A construtora estima investir cerca de R$ 800 milhões na implantação do sistema de energia fotovoltaica no período de cinco anos em todos os empreendimentos.
 
VENCEDORES DO BRASIL SABOR 2018
O Órbita Blue foi o grande vencedor do Festival Brasil Sabor 2018, em Fortaleza, com o prato Dragão do Mar, preparado com atum marinado e selado com manteiga da terra. A receita foi um dos destaques do festival, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) em 22 restaurantes da capital, no período de 17 de maio a 03 de junho. O anúncio foi feito na última quarta-feira (06), no Mercado dos Pinhões, durante evento de encerramento do festival, que é realizado simultaneamente em todo o país. O restaurante Tutto Mercato conquistou a segunda posição, com o seu Tutto Tuna. O terceiro prato mais votado foi a Carne de sol de carneiro sertaneja, do restaurante Casa do Carneiro O Diniz. A Etho’s Pastelaria e Pizzaria conquistou o Troféu “Voto da Galera”, eleita por meio do voto popular no APP Guia Abrasel.
 
PROGRAMA TEMPO DE JUSTIÇA APRESENTA RESULTADOS
O Comitê de Governança do programa “Tempo de Justiça” apresentou os resultados obtidos na redução de tempo no trâmite de ações penais referentes a homicídios em Fortaleza. Segundo dados apresentados pelo Comitê, em 2015, o tempo médio de tramitação de um processo de homicídio com autoria conhecida, na Capital, era 638 dias. Em 2017, foi reduzido para 278 dias, o que equivale a 56% de diminuição. As estatísticas também apontam que, entre 2015 e 2017, houve uma redução de 27% do acervo processual das cinco Varas do Júri de Fortaleza, passando de 4.256 ações para 3.103. Além disso, a melhoria na produtividade gerou aumento de julgamentos realizados pelo Tribunal do Júri em menos de um ano, sendo esperado, ao final de 2018, que 51 casos estejam julgados dentro do prazo estabelecido. A iniciativa é parte de uma parceria entre a Vice-Governadoria do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública.