Hapvida apresenta instalações do primeiro hospital particular voltado exclusivamente à saúde da mulher no Ceará

Ter, 06 de Junho de 2017 00:00

A nova unidade, que será inaugurada em breve, possui quase nove mil metros quadrados e terá UTI Neonatal, salas de parto adequado, centro cirúrgico, lactário, entre outros.

Pela primeira vez, o Hapvida abre as portas do Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro e apresenta suas instalações. Na próxima quarta-feira, dia 7 de junho, às 9h, a imprensa realizará um tour pela unidade, que será o primeiro hospital particular voltado exclusivamente à saúde da mulher, no Estado.  O hospital, que está bem próximo de ser inaugurado, com 97% da obra concluída, dará continuidade ao atendimento materno-infantil no Estado, com o resgate e a ampliação da oferta de leitos.

Serão mais de 150 novos leitos, incluindo UTI neonatal, centro obstétrico com salas de parto adequado, centro cirúrgico, espaço mãe canguru, consultórios ginecológicos, sala de observação de alto risco, lactário, unidade de diagnóstico por imagem, laboratórios, dentre outros serviços. "Queremos entregar a Fortaleza um equipamento à altura do que os nossos beneficiários merecem, com toda a qualidade e atenção que o Hapvida já realiza em sua rede de atendimento nos 11 estados em que está presente na região Norte e Nordeste", afirma Fábio Fraga, superintendente da Rede Própria do Hapvida.

O novo equipamento conta com quase nove mil metros quadrados. Com quatro pavimentos, o hospital ainda terá uma UTI Neonatal com berçário de cuidados intensivos com 19 leitos; berçário com cuidados intermediários com 10 leitos; 11 leitos para o método canguru. Neste último caso, a mãe se torna personagem central no desenvolvimento do seu bebê, com um cuidado mais próximo, pele a pele com seu filho, incluindo atividades humanizadas na atenção especial que o pequeno deve ter.

A unidade também terá uma área voltada para o parto humanizado, com sete salas e camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), além do equipamento necessário para a realização dos procedimentos, incluindo berços aquecidos para a permanência do recém-nascido perto da mãe.

O Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, quando em funcionamento, deverá gerar cerca de 800 novos postos de trabalho diretos, e faz parte de investimentos do Hapvida em sua rede, na ordem de R$ 20 milhões.

População feminina

A unidade atenderá ao público feminino que é crescente no estado. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Ceará tem 212.205 mulheres a mais que homens. Dentre as cidades com maior número de mulheres estão: Fortaleza (156.349 a mais que homens), seguido por Juazeiro do Norte (13.233), Caucaia (6.245), Crato (6.196) e Sobral (5.309).

Eugênia Pinheiro

O novo hospital vai receber o nome de Eugênia Pinheiro. De família humilde do interior de Quixadá (CE), dona Eugênia, 93 anos, é a matriarca da família Pinheiro. Tinha o sonho de ser médica, mas naquela época muitas mulheres não podiam escolher sua própria profissão. Não podendo seguir a carreira, escolheu casar, e acabou realizando o sonho nos quatro filhos, que hoje são médicos. Seu filho mais velho, Candido Pinheiro, após se formar em medicina, abriu uma clínica oncológica em Fortaleza (CE), em 1979, a empresa tornou-se a terceira maior operadora de planos de saúde do Brasil – Hapvida.

A matriarca, que havia aprendido a costurar em sua juventude, colocou seus dotes a serviço da clínica. Na empresa, todos os uniformes dos mais de 16 mil colaboradores – roupas cirúrgicas, de cama e tecidos utilizados em leitos de internação – estão sob o comando da quase centenária Dona Eugênia. Contrariando a idade de 93 anos, dona Eugênia trabalha, viaja, faz musculação, pilates, brinca com os bisnetos, não falta às aulas de forró e não tem nenhuma doença séria.

Hapvida

Com 3,6 milhões de beneficiários, os números superlativos do Hapvida mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos. Atualmente, são mais de 16 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 21 hospitais, 71 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Serviço:

Tour para a imprensa no Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro
Dia: 07 de junho de 2017
Horas: 9 horas
Local: Avenida Heráclito Graça, 500 - Centro - esquina com a Rua J. da Penha.
Entrada pela Rua Bárbara de Alencar