Câmara Municipal comemora Dia do Jornalista com sessão solene

Sex, 06 de Abril de 2018 00:00   
Seis destacados profissionais serão homenageados no plenário Fausto Arruda
 
O Dia do Jornalista, que transcorrerá no próximo sábado (07/04), será comemorado em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza marcada para a próxima segunda-feira (9). A cerimônia será realizada no plenário Fausto Arruda, às 19h, e fará homenagens a seis destacados profissionais com relevantes serviços prestados em suas respectivas áreas de atuação no segmento da comunicação. O autor da propositura, vereador Evaldo Costa (PRB), destaca que a data, antes de celebrar uma categoria profissional, comemora a liberdade de imprensa, imprescindível a qualquer democracia verdadeira.
 
Esta será a segunda edição do evento. Em 2017, Evaldo Costa fez o reconhecimento à categoria com a entrega de placas a cinco profissionais - Cid Carvalho, Antônio Viana, Ronaldo Salgado, Eugenia Nogueira e Messias Pontes (in memoriam). Os novos homenageados em 2018 serão os seguintes profissionais:
 
Marcos André Borges, diretor da VSM Comunicação, empresa pioneira na comunicação corporativa no Ceará, com quase três décadas no mercado;
 
Ana Márcia Diógenes, professora de Jornalismo da Universidade 7 de Setembro (Uni7), especialista em Responsabilidade Social e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas e também assessora institucional da Rede Cuca;
 
Liduína Saraiva, coordenadora de Jornalismo da Rádio Tribuna Band News, com vasta experiência em assessoria corporativa e radiojornalismo com foco na cobertura institucional e política;
 
Samantha Marques, radialista, referência no rádio cearense onde há mais de três décadas é sucesso na FM 93, emissora de rádio que integra o Sistema Verdes Mares de Comunicação;
 
Tom Barros, advogado, jornalista, radialista que construiu sua trajetória nos principais veículos de comunicação do Ceará e onde, há quase quatro décadas, atua em variadas funções nos veículos do Sistema Verdes Mares como colunista, comentarista esportivo e apresentador de programas jornalísticos em rádio e TV.
 
Landry Pedrosa (homenagem In Memoriam), pioneiro no jornalismo policial, premiado diversas vezes por sua atuação profissional, com destaque para o Prêmio Esso de Jornalismo (categoria regional Nordeste), em 2015, pela série de reportagens sobre o assalto ao Banco Central de Fortaleza.
 
Para o vereador Evaldo Costa, que também é comunicador com vasta experiência no rádio e TV, homenagear esses profissionais para marcar o Dia do Jornalista é uma iniciativa mais que justa, torna-se um momento de extrema satisfação pessoal e profissional homenagear colegas que estão no dia a dia da profissão de comunicador. “Ser um profissional da comunicação é um estado de espírito, e um compromisso renovado diariamente com a verdade”, ressalta.
 
Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril e foi instituído em 1931 por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), uma homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

Conheça um pouco mais sobre Marcos André Borges, um dos homenageados:


Marcos André Borges nasceu em Recife e veio para o Ceará com um ano de idade. Filho de Cássio e Mariinha Borges, Marcos André é casado com Carla e pai de Clara e Nina.
 
Em 1989, ainda como estudante da UFC, fundou a primeira agência de comunicação do Ceará, a VSM Comunicação. Sendo a primeira empresa do setor do Brasil a obter o certificado da ISO 9001 do Inmetro e a primeira empresa nordestina a conquistar, num mesmo ano, o Prêmio Regional e Nacional na ABERJE, a mais destacada premiação do setor no País.
 
Por ocasião dos seus 20 anos, em 2009, a VSM recebeu homenagem em sessão solene conjunta da Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza, sendo a primeira empresa privada do Estado do Ceará a receber uma homenagem conjunta das duas casas legislativas, pelo pioneirismo, inaugurando um novo segmento de atuação no  Estado, inovação e geração de empregos em benefício da economia do Ceará e País. 
 
Em 2014, Marcos André Borges foi agraciado com o título de cidadão cearense, na Assembleia Legislativa do Ceará, em alusão à comenda concedida a pessoas com alto grau de relevância de contribuições para o Estado. Na mesma ocasião, o fundador da VSM Comunicação também recebeu homenagem pelos 25 anos de atuação de sua empresa no mercado, destacando o nome do Estado com premiações, títulos e reconhecimentos em todo o País.
 
Jornalista formado em Comunicação Social pela UFC, Marcos André atua há mais de 30 anos no mercado, tendo iniciado aos 17 anos sua atuação na imprensa com passagens em rádio, TV e jornal. Tem especialização em Gestão para Empresas de Comunicação pela Fundação Dom Cabral, situada entre as maiores empresas de negócios do mundo; e é membro da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ).
 
Possui experiência em consultoria na área de soluções em Comunicação Corporativa, no atendimento de contas de diversas empresas e entidades do setor privado.
 
 
Serviço: Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Jornalista
Data : segunda-feira (09/04)
Hora: 19:00
Local: Câmara Municipal de Fortaleza – Plenário Fausto Arruda
(Rua Thompson Bulcão, 830 – Bairro Patriolino Ribeiro)