Leite materno: Estácio cria posto de coleta e sala de apoio à amamentação

Seg, 21 de Maio de 2018 00:00   

O Centro Universitário Estácio do Ceará, em parceria com o Hospital Albert Sabin, inaugura, nesta terça-feira (22), às 10h, posto de coleta de leite materno e sala de apoio à amamentação na unidade Via Corpvs, bloco (R. Eliseu Uchoa Beco, 600 – Patriolino Ribeiro). A ação é uma iniciativa do curso de Enfermagem, em comemoração aos 20 anos da instituição.

A atitude surgiu com as professoras Ana Carolina Araújo, Anne Fayma Lopes e Mariana Gonçalves, que ao retornarem da licença maternidade viram a necessidade de armazenar o leite do desmame. “Quando voltamos ao trabalho, percebemos que precisávamos de um local para fazer o desmame e armazenar o leite para oferecer ao nosso bebê quando chegássemos em casa. Essa inquietação surgiu da nossa experiência enquanto mães e também porque somos enfermeiras que apoiamos o aleitamento materno. Levamos a ideia para a coordenação e reitoria que logo se tornaram parceiras da iniciativa”, conta a professora do curso de Enfermagem, Ana Carolina Araújo.

A docente explica que a sala pode ser utilizada tanto pelo público interno quanto externo. “A sala está à disposição para que nossas alunas mães, as funcionárias, demais professoras e a sociedade a utilizem. Aqui vamos oferecer todo tipo de apoio e orientação sobre o aleitamento materno, desmame, armazenamento e doação”.

Todo o leite armazenado na Estácio será destinado ao banco do Hospital Albert Sabin. “Quando criamos a sala, enxergamos grande oportunidade de torná-la um posto de coleta, pois vemos de perto a necessidade dos bancos de leite, que tanto precisam de doação”, finaliza a professora Ana Carolina Araújo.

Além do posto de coleta e sala de aleitamento, o Centro Universitário Estácio do Ceará também dispõe de consultórios para atendimentos de prevenção ginecológica; pré-natal; terapias grupais na saúde mental; atendimentos a crianças, adultos e idosos e consultas em ferimentos e preparação de curativos.